Hoje é Dia Mundial do Hambúrguer!


hi-mundim-meltingSabia que 28 de maio é o Dia Mundial do hambúrguer? Conhecido como a comida mais amada pelos americanos, os hambúrgueres receberam esse nome em homenagem a cidade de “Hamburgo”, localizada ao norte da Alemanha. Para fazerem carnes macias, alemães que imigraram para os Estados Unidos moíam o bife, que foi nomeado inicialmente como Hamburg e, depois, passou a se chamar ‘hambúrguer’. O Hi-Mundim já experimentou diversas versões, inclusive lá nos EUA. Mas aqui em São José do Rio Preto, uma boa pedida são os oferecidos pelo Melting Burgers. Tem as versões tradicionais e também outras gourmet.

E você saberia dizer quais são os preferidos pelos brasileiros? Pois a hellofood, empresa de pedidos via internet, presente em mais de 40 países, levantou números que mostram quais são as opções preferidas de hambúrgueres aqui no Brasil. O hellofood realizou uma pesquisa em redes cadastradas que oferecem hambúrguer no menu, e o top 5 ficou da seguinte maneira: em primeiro lugar o x-salada (29%), em segundo, o x-tudo (24%), seguido pelo x-bacon (21%), e pelo x-burguer (19%) e, por último, o lanche americano (7%).

Amplamente conhecidos 

Desde suas primeiras versões, na década de 1880, até os presentes dias, ele foi alterado em inúmeras maneiras. Os hambúrgueres foram enriquecidos e alterados em incontáveis formas, integrando em si uma parte de cada lugar que passaram. Depois de tantas viagens e tantas adaptações de acordo com o paladar local, hoje temos fatos bem curiosos sobre esse alimento. São eles:

– Em média, os americanos comem três hambúrgueres por semana e consomem cerca de 14 bilhões por ano, o que é suficiente para dar a volta na terra por 32 vezes.

– O maior hambúrguer do mundo foi feito e degustado em 1982. Cerca de 10.000 pessoas foram até a Dakota do Norte, em Rutland, nos Estados Unidos, para devorá-lo.

– O mais caro hambúrguer custou quase R$ 23.000 em ação promovida pelo Usocial.net, no aniversário do hambúrguer. Ele foi vendido para campanha de caridade, com muito bife Wagyu, trufas e 24 folhas de ouro.