Hi-Mundim em Capitólio, MG


Capitólio, cidadezinha mineira que faz parte do roteiro turístico das nascentes do rio Grande, é um daqueles lugares que proporciona ao visitante enxergar a resposta da natureza a qualquer intervenção humana na busca por progresso, por maior que seja.

Distante cerca de 400 quilômetros de São José do Rio Preto-SP, Capitólio tem seus primeiros registros históricos datados em 1800. Fica dentro do Parque Nacional da Serra da Canastra e desde o fim da década de 1950 é margeada pelo lago de Furnas.

Furnas foi criada com o objetivo de construir e operar no rio Grande a primeira usina hidrelétrica de grande porte do Brasil e, assim, sanar a crise energética que ameaçava o desenvolvimento dos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

A construção começou em 1958. A operação teve início em 1963. A obra resolveu o colapso elétrico por um bom tempo. Inundou uma área de 1.440 quilômetros quadrados. Transformou-a no maior reservatório do Brasil. São 3.500 quilômetros de perímetro, banhando 34 municípios mineiros.

Leia mais sobre turismo em Capitólio aqui, aqui, aqui e aqui ;).