Pistache, amêndoas, chá de erva cidreira, chai, chocolate branco, conhaque…O que você faria com esses ingredientes? Pois nós do Hi-Mundim aprendemos a fazer brigadeiro gourmet. À convite do Senac de São José do Rio Preto, nós participamos do workshop “Na Cozinha com a Imprensa” e, além de nos divertirmos muito, aprendemos a fazer novas versões desse docinho tão amado pelos brasileiros. Nós fizemos um vídeo e vamos dar a receita do brigadeiro de pistache.
Não fale mal do brigadeiro!
Nos últimos dias, uma declaração do chef inglês, Jaime Oliver, causou polêmica aqui no Brasil. Durante uma entrevista ao programa “Saia Justa”, no canal a cabo GNT, ele criticou um dos nossos doces mais amados, o brigadeiro. Convidado a degustar um brigadeiro e um quindim, Oliver disse:: “Isso é um bando de porcaria!”. Pronto, causou polêmica e sua opinião ganhou as redes sociais.
História do docinho
Ninguém sabe dizer ao certo quando e como surgiu o brigadeiro. A Wikipédia traz uma história que diz que o brigadeiro seria uma homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes, liberal, de físico avantajado e boa aparência. Nos anos de 1946 e 1950, o militar se candidatou à presidência da República pela UDN. O candidato conquistou um grupo de fãs do Pacaembu, bairro de São Paulo, que organizaram festas para promover sua candidatura. O doce teria sido criado durante a primeira campanha do candidato à presidência, pela conservadora UDN, logo após a queda de Getúlio Vargas. A guloseima feita de leite, ovos, manteiga, açúcar e chocolate tanto agradou que, numa das festas de campanha, foi feito o doce para arrecadar fundos.
A receita mais comum leva leite condensado, chocolate em pó, manteiga e chocolate granulado para a cobertura. Ele pode ser feito tanto no fogão quanto no forno de microondas. De uns tempos prá cá, ele ganhou versões mais sofisticadas, chamadas de gourmet. E nós vamos te ensinar a fazer uma delas: o brigadeiro de pistache! Anota aí…(mas você pode assistir aqui também)
Ingredientes:
- 2 latas de leite condensado
- 40 gramas de manteiga
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- 80 gramas de pistache
- 500 a 800 gramas de pistache sem sal, cortados em lâminas
Como fazer:
- Misture os quatro primeiros ingredientes em uma panela (fora do fogo), até formar uma mistura homogênea
- Em seguida, leve ao fogo, mexendo sempre até soltar do fundo da panela.
- Para saber se está no ponto certo, encha uma tigela com gelo, retire o brigadeiro do fogo (por um momento, para não queimar) e jogue um pouco na água com gelo. Aguarde alguns segundo e pegue o brigadeiro. Se for possível enrolar, já está no ponto.
- Depois de frio (não coloque na geladeira), unte as mãos com pouca manteiga e comece a enrolar.
- PRONTO!
Se quiser outras receitas (chá, chai, branco, com bebidas ou gourmet), envie um email para himundim@gmail.com
Agradecimentos: Senac Rio Preto