Gastronomia

Guia Turístico das Padarias de SP traz estabelecimentos de Rio Preto

Publicação destaca 148 padarias de 30 municípios paulistas com características que as tornam especiais para moradores e turistas

Na semana em que se comemora o Dia do Pão (16 de outubro), a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo e a Associação das Indústrias de Panificação e Confeitarias de São Paulo- AIPAN (Sampapão) lançaram o Guia Turístico das Padarias do estado de São Paulo.

Aqui da região Noroeste de São Paulo, cinco padarias de São José do Rio Preto estão incluídas no guia:

  • O Rei do Pão de Queijo – Endereço: Av. Bady Bassitt, 3090 – Boa Vista;
  • Padaria Corsini 27 – Av. Benedito Rodrigues Lisboa, 2450 – Jd. Bosque das Vivendas;
  • Padaria Getúlio Vargas – Av. Pres. Getúlio Vargas, 304 – Ouro Verde;
  • São Luís Pão & Cia – Av. Treze de Maio, 4140 – Pq. Res. Cambuí;
  • Zappa´s Pães e Tentações – Av. Bady Bassitt, 3920 – Vila Imperial.

A publicação da Setur-SP destaca 148 padarias de 30 municípios paulistas com características que as tornam especiais para moradores e turistas.

A publicação inclui curiosidades como a maior padaria da América Latina, com 2,5 mil m², na capital; uma das mais antigas do país, em Santana do Parnaíba; padarias do tipo boutique, em municípios como São Bernardo do Campo, entre tantas outras.

Dia do Pão (Foto: Pexels)

Guia Turístico

O Guia Turístico de Padarias é o pioneiro sobre o assunto no Brasil e também indica a origem da gastronomia e a inspiração de nacionalidade, como as padarias italianas, judaicas, francesas, portuguesas, alemãs, coreanas e entre outras.

“As padarias são a cara de São Paulo: acolhedoras, hospitaleiras, trazem memória afetiva e possuem uma qualidade impressionante”, diz o secretário de Turismo de Viagens de SP, Roberto de Lucena.

São Paulo tem 12,7 mil panificadoras, quase o dobro do Rio de Janeiro, o segundo colocado. Segundo dados do Sebrae, todos os dias cerca de 100 estabelecimentos do tipo são abertas no Brasil. Do total, 70% são de microempreendedores individuais.

A Abip – Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – estima que 41 milhões de brasileiros entrem em padarias todos os dias para comprar pão.

O presidente do Sampapão, Rui Gonçalves, disse que “Há anos temos a ideia de integrar as panificadoras paulistas na rota de turismo do nosso estado e finalmente recebemos esse grande presente que fomentará ainda mais o comércio e a riqueza histórica que temos também nos nossos estabelecimentos e com certeza acrescentaremos mais 150 padarias ao guia até o ano que vem.”

Acesse o guia no link: www.turismo.sp.gov.br/guia-turistico-das-padarias

Pão em números

O pão é um dos alimentos mais antigos e amados, com lugar de destaque nas mesas ao redor do mundo. Celebrando esse alimento, o Dia Mundial do Pão, instituído em 16 de outubro pela União dos Padeiros e Confeiteiros em 2000, reconhece a significância cultural e histórica do pão.

Com uma origem aproximada de 6 mil anos na região da Mesopotâmia, juntamente com o cultivo do trigo, o pão evoluiu de uma simples mistura de grãos e água para uma combinação de sabores, incorporando temperos, embutidos, carnes, queijos, legumes, verduras, cremes, chocolate e frutas.

Apesar das transformações ao longo dos séculos, a essência da receita permanece na simplicidade dos ingredientes: farinha, água, sal e fermento.

Antigas histórias sugerem que os primeiros tipos de pão, mesmo que ainda não conhecidos como tal, eram uma mistura densa de grãos e água, assados em pedras quentes para aplacar a fome nos dias em que a caça era escassa.

No Brasil, um país que abriga aproximadamente 80 mil padarias, o consumo anual de produtos panificados atinge a impressionante marca de 5,9 milhões de toneladas, conforme dados da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP).

Considerando que uma fornada média de pão francês gera cerca de 150 unidades, as padarias brasileiras somam uma produção de 10,5 milhões de pães por fornada.

“O setor de panificação movimentou em 2022, R$ 125,22 bilhões. Já nos cinco primeiros meses de 2023 o faturamento alcançou R$ 58,61 bilhões. Isso significa, mais de R$ 7,18 bilhões a mais do que no mesmo período de 2022. E a nossa expectativa é que o ano de 2023 feche com um crescimento entre 9 e 12%, na comparação com o ano passado. É o pão contribuindo para a economia do Brasil e gerando renda e emprego para a população”, destaca o presidente da Abip, Paulo Menegueli.

Consumo

O presidente da Abip, também revelou os avanços e desafios do país. “Atualmente no Brasil o consumo de pão por pessoa é de 31 quilos ao ano. Temos um longo caminho pela frente, quando comparamos a países como: a Albânia (que consome 145 quilos por pessoa ao ano); ou com os chilenos que ingerem 90 quilos ou ainda com os vizinhos argentinos que têm consumo médio de 60 quilos por pessoa ao ano. Mas, vejo que estamos evoluindo a cada ano. Pois muitos mitos estão sendo derrubados”, disse.

Segundo Menegueli, o pão é um alimento barato, acessível e nutritivo. Dá energia para as pessoas; e com as novas tendências da panificação moderna são oferecidas variedades de pães com vitamina d, vitamina c; pães com grãos e fibras; de fermentação natural e muitos outros que ajudam a regular o intestino, dar mais saciedade, ajudam na sensação de bem-estar, bom humor, entre outros benefícios.

“Além, é claro, de ser um ótimo alimento para estar na mesa e em qualquer refeição do dia. Por isso, eu declaro: sou apaixonado por pão!”, finalizou o presidente.

Michelle Monte Mor

Jornalista desde 1997. Além de escrever, também é mãe, empreendedora, freelancer, colunista na CBN Grandes Lagos, assessora de imprensa e o que mais vier!

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