Edição especial do Festival Janeiro segue até dia 18

Terra Abaixo (foto: Jorge Etecheber)
A Última Aventura de Gilgamesh. Foto: Renato Cardoso

O Festival Janeiro – Edição Especial começou ontem e segue até o dia 18 de abril.

Realizado totalmente em formato online, o festival de teatro para crianças traz na programação 12 espetáculos, 12 atividades formativas e 12 debates, que serão mediados por Dib Carneiro Neto, um dos mais importantes críticos da produção teatral feita atualmente para crianças no país.

O Festival Janeiro – Edição Especial, que conta com apoio cultural do Riopreto Shopping, é gratuito e traz em sua grade espetáculos que retratam o imaginário infantil, a arte circense, as possibilidades do universo virtual, além de releituras de clássicos.

A curadoria do festival, realizada por Eduardo Catanozi (ator, diretor e dramaturgo) e Guido Caratori (ator, diretor, dramaturgo e cenógrafo), afirma ter feito questão de enaltecer a diversidade cultural nas montagens para o público infantil, por meio de diferentes linguagens artísticas. Todos os espetáculos terão tradução em libras.

100% on line

As peças teatrais serão transmitidas pelo site do festival (www.festivaldejaneiro.com) e também pelo Facebook do Sesi/SP. “Após a apresentação online, os espetáculos ficarão disponíveis no site até o dia 31 de maio”, afirma Drica Sanches, idealizadora do festival e da Cia. Fábrica dos Sonhos.

Ainda de acordo com Drica, as atividades formativas serão realizadas via plataforma Zoom e terão capacidade limitada a 20 inscritos.

Os ingressos gratuitos para os espetáculos e as atividades formativas do festival estão disponíveis na plataforma Sympla.

Apoio

O Festival Janeiro – Edição Especial foi viabilizado com recursos do edital PROAC Expresso Lei Aldir Blanc Nº 40/2020 – Produção e realização de Festival de Cultura e Economia Criativa com apresentação online.

Além do patrocínio do Riopreto Shopping, o Festival de Janeiro – Edição Especial tem apoio do Sesi-SP, World Games e Levare Transportes e promoção da TV TEM.

A realização é da Cia. Fábrica de Sonhos, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa e Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura.

Espetáculos

Os espetáculos serão apresentados às 19h de segunda a sexta-feira e às 16h de sábado e domingo. As atrações selecionadas para o “Festival de Janeiro – Edição Especial” foram:

“Era uma vez… O Leão e o Ratinho”
(Cia. Fábrica dos Sonhos – São José do Rio Preto – SP)

“Era uma vez… A Cigarra e a Formiga”
(Cia. Fábrica dos Sonhos – São José do Rio Preto – SP)

Festival Janeiro - Edição Especial Inzoonia
Cena do espetáculo Inzoonia

“Inzoonia”
(Cia. Circo de Bonecos – Salto – SP)

“Quando eu sonho, viro sonho”
(Caramello Produções – Rio de Janeiro – RJ)

“Memórias de um quintal”
(Insensata Cia. de Teatro – Belo Horizonte – MG)

“Atenção, respeitável público!”
(Damião e Cia. de Teatro – Campinas – SP)

“Super coach digital de como reverberar o intransponível saber híbrido da arte e suas subjetividades”
(Trupe FANS – Jundiaí – SP)

468 x 60 IMU Full Banner
Festival Janeiro - Edição Especial Biscoito
Cena do espetáculo Biscoito

“Biscoitos”
(Conforto & Cia – São Paulo – SP)

“Napoleão”
(Grupo Pavilhão da Magnólia – Fortaleza – CE)

“Clownfusão, os internacionalmente desconhecidos”
(Cia. Raros Circus – Ribeirão Preto – SP)

“O Romance do Pavão Misterioso”
(GT Mamulengo Sem Fronteiras – Brasíllia – DF)

“A última aventura de Gilgamesh”
(Essaé Cia. – Joinville – SC).

Atividades formativas

Com o objetivo de fomentar a produção teatral para as crianças, compartilhar experiências artísticas e promover o intercâmbio de conhecimentos entre grupos participantes e o público, o Festival de Janeiro – Edição Especial promove, também em formato online, workshops e palestras ministradas por profissionais das companhias participantes.

“As atividades formativas são de extrema importância para o festival e para o público, porque os grupos selecionados compartilham conteúdos das pesquisas desenvolvidas por seus núcleos de atuação cênica”, afirma Drica Sanches.

As atividades formativas acontecem diariamente às 11h. Já os debates são realizados após os espetáculos.

Serviço:

Confira a programação completa com os horários abaixo:

Festival Janeiro - Edição Especial Grade
Festival Janeiro - Edição Especial Grade
Festival Janeiro - Edição Especial Grade