Festival de Socorro: cultura em meio à natureza


Começa no próximo dia 27 de junho, sexta-feira, o Festival Cultural de Inverno de Socorro, cidade que fica a 130 quilômetros de São Paulo e a 400 de São José do Rio Preto, SP. Socorro está localizada em meio às montanhas da Serra da Mantiqueira e oferece muitas opções de diversão.

Este ano o tradicional Festival Cultural de Inverno terá apresentações do cantor e compositor Kiko Zambianchi (28/06), da Banda 14 Bis (05/07), palestra show com interpretação das músicas de Raul Seixas e Zé Ramalho (04/07), Mostra de Dança Moderna e Ballet (04/07) e muito mais.

O Festival Cultural acontece todos os finais de semana, de sexta a domingo, de 27 de junho a 8 de julho. Além dos shows, peças de teatro, exposições, espetáculos de dança e recitais, dezenas de oficinas culturais acontecem pela cidade como a de maquiagem, dança moderna e arte naif.

A música instrumental e regional também tem espaço garantido no Festival de Inverno com as apresentações do Grupo de Viola Morena da Fronteira (05/07), Grupo de Choro de Tatuí (05/07), Big Band do Conservatório de Socorro (29/06), Banda Sinfônica (04/07) e Jazz Combo de Tatuí (06/07) entre outros. A novidade este ano fica por conta da transmissão dos jogos do Brasil em um telão na Praça da Matriz com atrações musicais depois do jogo.

A culinária caipira também vai pode ser apreciada nas várias barracas montadas na Praça da Matriz, centro da cidade. O turista irá se deliciar com a comida típica da região como caldos de diversos tipos e sabores, queijos, vinhos e venda de produtos e artesanato locais.

A dica é ficar atento à programação e não perder nenhuma das apresentações. O festival atrai centenas de turistas e moradores de toda a região e é reconhecido pela qualidade da programação. Todas as atrações têm entrada gratuita. Para participar das oficinas culturais é necessário fazer inscrição antecipada por telefone no Centro Cultural.

Socorro

A cidade é banhada por quatro rios: Camanducaia, rio do Corrente, rio do Limoeiro ou Cachoeirinha, sendo que os dois últimos formam, o rio do Peixe. Socorro tem oito segmentos diferentes de turismo: de Saúde, Turismo Cultural, Turismo Rural, Ecoturismo, Turismo de Negócios e Eventos, Turismo de Estudos e Intercâmbio, Turismo de Aventura e Turismo Social.

A cidade dispõe de grandes hotéis, hotéis resort, hotéis fazenda e pousadas. Na área central, o turista se depara com traços da história do município, e pode visitar casarões do início do século passado.

A Estância de Socorro é uma das oito cidades da região que pertence ao roteiro regional do Programa Nacional de Regionalização do Turismo do Ministério do Turismo, denominado Circuito das Águas Paulista, reconhecida pelas suas águas hidrominerais com propriedades medicinais.

É conhecida também como a capital paulista das malhas, com cerca de 400 malharias e grande diversidade de coleções e estilos, e como uma das melhores cidades para a prática de atividades de aventura.

Serviço:

Festival Cultural de Inverno – 27 de junho a 8 de julho

Onde: Praça da Matriz, Centro Cultural, Palácio das Águas e ruas do centro de Socorro

Oficinais Culturais: Art Naif (28/06), Maquiagem (28/06 e 05/07) e Dança Moderna (05/07) – acontecem no centro Cultural e é necessário fazer inscrição antecipada pelo telefone: (19)3895 4829

Preço: atrações gratuitas

Mais informações sobre a cidade de Socorro e hospedagem nos telefones (19)3895 9562 / (19)3895 9563 ou pelos sites www.socorro.tur.br