Dez lugares onde a festa é na rua

Mardi Gras, o famoso carnaval de rua de Nova Orleans, nos EUA (Foto: Facebook New Orleans Mardi Gras)

Tem festa para o ano todo. E para todos os gostos. Reunimos aqui dez lugares que fazem festas na rua, onde moradores e turistas se misturam e se divertem. Programe suas férias e vá curtir uma delas. Ou todas! 😉

Confira:

Inti Raymi – Festa do Sol – Cusco – Peru

Tradicional festa que acontece anualmente em Cusco, no Peru. Inti Raymi quer dizer Festa do Sol, em quéchua. Inti é o deus sol. Ela acontece anualmente, sempre no dia 24 de junho. A festa marca o solstício de inverno do hemisfério sul nos Andes. Inti Raymi começa no Templo do Sol, ou QoriKancha, e segue para Sacsayhuamán, que fica a dois quilômetros de Cusco. Milhares de pessoas acompanham a festa.

Mardi Gras – Nova Orleans – EUA

É um dos carnavais e festas deu rua mais famosos do mundo. O Mardi Gras, que significa ‘Festa Gorda’, acontece todo ano em Nova Orleans, Estados Unidos. É famosa por suas máscaras de gesso, colares coloridos e paradas com bandinhas. Acontece sempre antes da quarta-feira de cinzas, em fevereiro. Em 2017 será no dia 28 de fevereiro.

Festa de São João de Caruaru – Pernambuco – Brasil

Caruaru está a 140 quilômetros de Recife, no agreste de Pernambuco. É chamada de capital do forró. Durante o mês de junho rola a famosa Festa de São João, no Patio de Eventos Luiz Gonzaga. Tem forró pé de serra e muitos shows.

Día de Muertos – México

Festa mundialmente famosa e bem diferente do nosso Dia de Finados. Foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Acontece entre os dias 1 e 2 de novembro, quando as pessoas se reúnem em cemitérios levando muitas comidas, músicas e festejando. Segundo a tradição é entre esses dias que os mortos voltam para visitar os vivos. Um dos principais símbolos da festa é a caveira, sempre muito coloridas. Há também doces especiais, como o Pan de Muertos, um pão doce.

Saint Patrick’s Day – Irlanda

Uma das maiores festas de rua do mundo. Acontece todo dia 17 de março, na Irlanda.O St Patrick’s Day, ou Dia de São Patrício, comemora o padroeiro da Irlanda. É um feriado religioso. E a festa rola na rua e nos pubs do país, que na data fica todo pintado de verde. Os foliões também se vestem de verde. Até a cerveja e algumas comidas também ganham a mesma coloração.

Holi – Índia

Holi, conhecido como o Festival das Cores, acontece entre os meses de fevereiro e março. Comemora a chegada da primavera. Reúne milhares de pessoas que jogam tintas e pós coloridos uns nos outros. Também tem muita música, comida e bebidas típicas do país. Além de celebrar a primavera, o festival hindu tem a intenção de afastar os maus espíritos.

Las Fallas – Valência – Espanha

Assim como o Holi, na Índia, o festival de Las Fallas, em Valência, também celebra a chegada da primavera. Acontece entre os dias 15 e 19 de março. Neste período, as ruas ficam enfeitadas com figuras gigantes feitas de papel machê e super realistas. A cidade se enche de luz, música, flores e muitos fogos de artifício. ao final, os bonecos de papel são queimados.

Burning Man – Nevada – Estados Unidos

Uma festa no deserto de Nevada, em Black Rock city. Isto é Burning Man. O Festival, que rola na primeira semana de setembro, chega a reunir mais de 60 mil pessoas. Aqui, a criatividade é o que conta. Todos os que participam da festa são convidados a compartilhar sua arte, músicas e todo o tipo de performance. No sábado em que a festa ocorre, o costume é queimar uma gigantesca escultura de madeira. E foi essa ação que deu o nome ao festival.

Oktoberfest – Munique – Alemanha

Este é o maior festival de cerveja do mundo. Foi inventado em 1810 por um rei bávaro para celebrar o seu casamento. Acontece no início de outubro e chega a receber até seis milhões de visitantes. Muita cerveja alemã, pratos típicos e roupas no estilo bávaro fazem parte da tradição da festa.

Carnaval – Brasil

A festa preferida de muitos brasileiros. Seja para curtir ou para viajar. A folia acontece em todo o Brasil, de norte a sul. São blocos de rua, como o tradicional Cordão do Bola Preta, festas em clubes e os famosos e disputados desfiles das escolas de samba no Rio de Janeiro e São Paulo. Salvador e Olinda também são famosas por seu carnaval de rua.

Com informações do site Panrotas