Cuide do ar-condicionado do seu carro


hi-mundim-ar-condicionadoCom as temperaturas elevadas do verão é quase impossível circular sem ar-condicionado do veículo. E é exatamente nessa época que muitas pessoas lembram de fazer a manutenção do equipamento. A MANN-FILTER, marca da MANN+HUMMEL para o mercado de reposição, recomenda atenção à manutenção do filtro de cabine do veículo neste período do ano, de dias mais quentes.

Isso porque nesta época o uso do ar-condicionado é mais frequente, fazendo com que aumente a passagem de ar pelo filtro de cabine, responsável por reter a entrada de partículas no interior do veículo, como pó, fuligem, pólen, gases nocivos e bactérias.

Com o intenso uso do ar-condicionado, o filtro de cabine acaba ficando saturado com partículas e microorganismos. Desta forma, é necessário realizar a manutenção para melhorar seu desempenho, uma vez que o filtro de cabine saturado pode obstruir o fluxo da passagem do ar para dentro do veículo e causar o embaçamento dos vidros internos. Além disso, a manutenção ajuda na prevenção de doenças respiratórias e mau odor ocasionados pela proliferação de bactérias e fungos.

Vale destacar que o uso do filtro de cabine não está relacionado ao fato de o veículo ter ar condicionado, como muitos imaginam. O simples acionamento do sistema de ventilação faz com que o ar passe pelo elemento filtrante.

A empresa disponibiliza dois tipos de filtros de cabine: os comuns de partículas e os com carvão ativado. São estes últimos que, além de impedirem a passagem de resíduos, absorvem os gases e reduzem o crescimento de bactérias, o que aumenta sua capacidade de reter odores indesejáveis.

Ao contrário dos demais filtros, o de cabine não tem prazo ou quilometragens preestabelecida para que sua troca seja realizada. “A vida-útil de um filtro de cabine depende do ambiente onde o motorista trafega. Se ele rodar sempre em vias urbanas, com alto tráfego de caminhões, ou em estradas de terra, o filtro chega a se desgastar em poucos meses. Para circulação em condições normais, a MANN-FILTER recomenda que sua troca seja realizada no máximo uma vez ao ano ou a cada 15 mil km”, explica o consultor técnico da MANN+HUMMEL, André Gonçalves.