Churrasco do chef Eduardo Castro

Kobe beef e filé migon

Kobe beef e filé migon

Kobe beef e filé migon

“Fazer churrasco não é queimar carne”. Foi assim que começou a reportagem com o chef Eduardo Castro, do restaurante Douro Preto, em Rio Preto. Ele recebeu o Hi-Mundim e deu algumas dicas para fazer um churrasco saboroso, com molhos que vão impressionar seus convidados.

Eles usou duas carnes, a ponta de peito de um Kobe beef e um filé mignon. Antes de ir para grelha, nada de temperos ou sal. A única orientação: besuntar o filé mignon em azeite (escolha um de qualidade!) e só. O Kobe beef possui uma capa de gordura e não é necessário o azeite.

Na grelha, hora de avaliar como quer a carne. Bem passada, mal passado ou ao ponto. No vídeo, disponível no Hi-Mundim Channel, o chef explica como perceber e chegar ao ponto certo. Ao tirar do fogo, hora de salgá-la. Use flor de sal ou sal grosso. Dica do chef: evite o sal refinado. (quando você salga a carne antes de colocá-la no forno, ele derrete com o calor e não tempera)

Carnes prontas, hora de preparar o molho. Ele ensina a preparar dois. Para o filé, o molho é feito com flor de sal (pode ser usado o sal grosso), azeite, noz moscada, pimenta do reino e páprica. Já o molho para o Kobe beef leva mostarda Dijon, mel, azeite, pimenta do reino e tomate ralado. Em seguida, pegue os talheres e bom apetite!