Brotas oferece três novos roteiros de turismo rural

Turista poderá conhecer as delícias de goiaba nos roteiros rurais, em Brotas

Conhecida como a capital do turismo de aventura e ecoturismo, Brotas, no interior de São Paulo, ganhou três roteiros de turismo rural. 

Com 25 mil habitantes e 180 anos de história, a cultura da roça, herança da fase áurea do café, produto responsável pela primeira fase de crescimento econômico do município, permanece viva. 

Há tempos várias fazendas e sítios abrem suas porteiras aos turistas, que podem passear de charrete, cavalgar, acompanhar a ordenha das vacas, colher fruta no pé, entre outras tarefas rurais.

Agora, unidos, os produtores rurais estão investindo nesta modalidade de turismo com a criação de três roteiros, que contam com transporte para os turistas fazerem o circuito e monitor.

Roteiros rurais em Brotas

Roteiros rurais

Cada um dos três roteiros – “Do Moinho ao Mel”, “Caminho da Serra” e “Rota das Raízes” – dura um dia, visita três propriedades e inclui café da manhã, almoço e café da tarde com itens da típica culinária da roça.

Ou seja, o turista escolhe o roteiro que mais lhe agrada, compra o tíquete rural e tem um dia inteiro de vivência rural com informações detalhadas das atividades que vai acompanhar em cada lugar visitado.

Ele pode conhecer a produção de fubá, café, mel, doces, e ainda tem a possibilidade de comprar, para levar para casa, produtos artesanais.

Fubá moído em moinho de pedra

Algumas propriedades oferecem o “colhe e pague” e pesca. No final da tarde, todos voltam para o centro de Brotas.

Criação de búfalos

“Muitos dos turistas que vêm para Brotas, que moram em grandes centros urbanos, têm origem rural. Para essas pessoas, o turismo rural é um resgate, uma volta ao passado. E outras, apesar de não terem essas raízes, querem conhecer como é se torra café, como se faz doce de goiaba, como é o mamoeiro carregado de frutas ou experimentar a comida feita no fogão a lenha. Por isso acreditamos que há um público grande para essa modalidade de turismo aqui em Brotas”, explica João Roberto Farsoni, presidente da Associação dos Produtores Agroindustriais de Brotas (Apagib).

468 x 60 IMU Full Banner
Produção de mel

A expectativa é que o público do turismo rural em Brotas seja formado, principalmente, por famílias e integrantes da terceira idade. 

O que está incluído nos roteiros

Os três roteiros podem ser feitos de quarta-feira a domingo. Basta o turista comprar o tíquete rural.

Eles incluem serviços de transporte, taxas de visitação, alimentação, seguro e monitor acompanhante. Como o transfer é feito em van, as saídas são viáveis com grupo de dez pessoas por veículo.

Torrefação de café

Caso seja um turista individual, casal ou família pequena, o interesse no passeio é anotado em uma lista e, fechando o grupo de dez, o grupo sai para o roteiro. 

Conheça os roteiros rurais de Brotas

Roteiro 1 – Do Moinho ao Mel

8h – Saída do centro de Brotas com transporte.
08h45 – Previsão de chegada o Sítio Nélson Guerreiro. Recepção com café e bolo de fubá, entre outras iguarias. Visita à produção, que utiliza técnicas sustentáveis de cultivo de alimentos e de bem-estar animal. Processo do milho ao fubá em moinho de pedra, lenha e várias outras culturas provenientes da agrofloresta. Venda de produtos no local.
11h30 – Previsão de chegada ao Sítio Bika d´Água, onde há lagoas e piscina natural. Almoço caipira no local.
14h30 – Previsão chegada à Chácara Mel Brotas. Visita ao beneficiamento de mel. Café da tarde com degustação e venda de produtos do local.
16h – Retorno para Brotas.

Roteiro 2 – Caminho da Serra

8h – Saída do centro de Brotas.
8h45 – Previsão de chegada ao Sítio Nova Vida. Recepção com café da manhã com produtos do local. Visita à criação de búfalos e à produção de bananas, hortaliças, plantas medicinais e pancs. Colhe e pague na horta, degustação e venda de produtos.
11h – Previsão de chegada ao Sítio Tamanduá, sítio produtor de goiaba e horta orgânica, com lago para banho. Visita ao pomar de goiaba e à horta. Almoço com comida caipira, degustação e venda de produtos.
14h – Previsão de chegada à Fazenda White, que cultiva tomate orgânico e também utiliza técnicas de construção ecológica na propriedade. Chá inglês adaptado ao clima local com degustação e venda dos produtos.
16h – Retorno para Brotas.

Roteiro 3 – Rota das Raízes

8h – Saída do centro de Brotas.
8h30 – Previsão de chegada ao Sítio Canela. Recepção com café rural, degustação e venda de produtos. Visita à produção e beneficiamento do café especial.
11h – Previsão de chegada ao Sítio Agrofrutas Lanza. Visita à produção de frutas como morango, abacaxi, pêssego e goiaba com opção de participar de “colhe e pague”. Almoço com comida caseira, degustação e venda de produtos.
14h – Previsão de chegada à chácara D´Floresta, com produção de alimento em sistema agroflorestal. Produção de baunilha e visita à agrofloresta. Lanche da tarde com degustação e venda dos produtos.
16h – Retorno para Brotas.

Serviço

Saiba mais sobre os roteiros rurais de Brotas aqui ou por telefone, com a Nova Turismo Receptivo pelo (14) 99804-4979.