Bonde de Portugal desembarca em Rio Preto


Portugal é um dos países mais visitados pelos brasileiros. Nos últimos anos, o país tem registrado uma crescente demanda de visitantes do Brasil. E os números provam isso. Por ano, a terra de Camões recebe mais de 600 mil turistas brasileiros, o que faz do Brasil o sexto maior mercado de procura externa para Portugal. Para algumas regiões específicas, como o Norte e o Alentejo, o Brasil aparece na terceira colocação, além de estar entre os quatro países que mais visitam Lisboa e o Centro.

Em 2016, no período compreendido entre janeiro e novembro, foram 1 milhão e 370 mil pernoites, recorde histórico. Além de seus pontos turísticos, Portugal atrai turistas que apreciam a sua gastronomia. De acordo com o site TripAdvisor, a Pasteis de Belém, uma loja especializada em Lisboa, Portugal, recebeu mais de 10 mil avaliações de viajantes famintos em 2016, mais do que qualquer outro restaurante no mundo.

Portugal, sem dúvida, tem muito a oferecer, e não à toa foi o país mais premiado no World Travel Awards, com 25 troféus. A região do Algarve também foi premiada na categoria melhor destino europeu de praia, além de Lisboa ter sido eleito o melhor destino de cruzeiros.

O Turismo de Portugal é a Autoridade Turística Nacional responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística e foi eleito, nos últimos três anos, o melhor escritório de turismo da Europa pelo World Travel Awards (WTA).

Um pedacinho de Portugal em Rio Preto

Durante os dias 22 e 23, o bonde lisboeta “Prazeres 28” estará em São José do Rio Preto, SP, para divulgar o turismo naquele país. Conhecido em várias cidades de Portugal e referência em Lisboa, o bondinho realizará um verdadeiro passeio por um país moderno e diversificado, mas que mantém as suas raízes. Quem tomar assento estará embarcando em uma viagem histórico-cultural e gastronômica.

A experiência proporcionará um mergulho na vasta riqueza cultural, passando por cidades e localidades referenciadas como patrimônio cultural mundial pela Unesco. Será possível também conhecer o que o país tem a oferecer em termos de arte, literatura e música.

A viagem segue pelas regiões vinícolas, já adentrando o universo gastronômico genuíno de Portugal, com os pratos mais sofisticados da culinária lusa, além de refinados vinhos e castas, que já são marcas registradas da terra de Camões em todo o planeta.

Passeio na companhia de Fernando Pessoa

O bondinho faz também uma viagem pelas ruas históricas e pontos importantes de Lisboa no clássico trajeto do “Prazeres 28”. E vai além: faz conhecer outras localidades e elementos culturais. A decoração inclui referências à Biblioteca de Coimbra, à Casa da Música no Porto, à guitarra portuguesa e à visão de Lisboa sobre o Tejo, além de azulejos tipicamente lusos, sem esquecer dos bons vinhos.

Todo o percurso é feito na companhia do poeta Fernando Pessoa, que terá um replica da sua estátua num espaço espacialmente dedicado a quem quiser tirar uma foto.

As réplicas desses dois dos principais ícones culturais e turísticos de Portugal, o bonde lisboeta “Prazeres 28” e a estátua do escritor português Fernando Pessoa, estarão no Shopping Center Iguatemi São José do Rio Preto, entre os dias 22 e 23 de fevereiro. A chegada do bondinho na cidade marca a ação conjunta entre o Turismo de Portugal e a empresa TAP. A visitação é aberta ao público.