Bagagem de mão fora do padrão será despachada

No aeroporto de Guarulhos, SP, a fiscalização começa no dia 23 de maio (Foto: Hi-Mundim)

Entraram em vigor no início desta semana, no dia 13 de maio, as novas regras de peso e medida para bagagem de mão em alguns aeroportos do Brasil. Agora, quem for embarcar em voos domésticos e tiver com a mala fora dos padrões, deverá despachá-la.

Anteriormente, os passageiros estavam sendo orientados sobre as medidas. Agora, a fiscalização passa a ser rigorosa nos aeroportos de Congonhas (São Paulo), de Santa Genoveva (Goiânia), Salgado Filho (Porto Alegre), Galeão (Rio de Janeiro) e Santos Dumont (Rio de Janeiro)

Bagagem de mão fora dos padrões será despachada (foto: Agência Brasil)

Os viajantes que tentarem embarcar com bagagens fora do padrão exigido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)
terão de pagar para despachar as malas.

As medidas exigidas são: 55 centímetros de altura x 35 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade. Além disso, a mala deve pesar no máximo 10 quilos.

468 x 60 IMU Full Banner

Aeroportos que fiscalizam a bagagem de mão

A medida já está em vigor nos aeroportos Juscelino Kubitschek (Brasília), Afonso Pena (Curitiba), Viracopos (Campinas/SP), Aluízio Alves (Natal), Confins (Belo Horizonte), Pinto Martins (Fortaleza), Guararapes (Recife) e Val-de-Cans (Belém).

Esses aeroportos realizaram o processo de orientação dos passageiros a respeito do tamanho correto dos dias 24 de abril a 12 de maio. Agora, as malas despachadas podem ter cobrança extra.

Os valores variam de acordo com a companhia aérea e partem de R$ 59.

Foto: Pexels

A proposta da medida é que todos os aeroportos do País passem a cumprir as regras. Ainda estão em período educativo, até 22 de maio, o Aeroporto Luís Eduardo Magalhães (Salvador/BA) e o Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos/SP).

Fonte: Panrotas e Agência Brasil