Bienal de Arte Fotográfica segue no Riopreto Shopping

Primeiro lugar é a fotografia “Feminino em Masculino”, do fotógrafo Ricardo Ayer

Até o dia 30 de junho é possível visitar a “Bienal de Arte Fotográfica Brasileira em Cores” – considerado o maior evento de Fotoclubismo do Brasil.

A exposição está em cartaz na Praça 3 de Eventos do Riopreto Shopping.

É a segunda vez que São José do Rio Preto recebe uma Bienal de Arte Fotográfica.

Os visitantes do shopping podem ver de perto as mais de 150 fotografias selecionadas entre as 1,6 mil inscritas de vários estados do país.

Bienal fic no Riopreto Shopping até dia 30 de junho (Foto: Ricardo Boni)

Em 2012, foi a Bienal de Fotografia Preto e Branco e, agora, em 2017, é a Bienal Cor. Ano que vem a Bienal será em Caxias do Sul.

“É o maior evento do País de Arte Fotográfica. Teremos a oportunidade de mostrá-la em uma cidade que não seja São Paulo ou Rio de Janeiro, onde tudo acontece. Rio Preto foi premiada”, conta Sylvia Cury, que é uma das organizadoras do evento.

Fotos ganhadoras da Bienal

O primeiro lugar é a fotografia “Feminino em Masculino”, do fotógrafo Ricardo Ayer, do Grupo Luminous de Fotografia sediado na Capital.

Primeiro lugar é a fotografia “Feminino em Masculino”, do fotógrafo Ricardo Ayer

O segundo lugar ficou com o fotógrafo Ricardo Fernandes Francisco, membro do Grupo Ararcoara, de Araraquara, com a foto “Vassouras”.

Em terceiro lugar ficou a fotógrafa Silvia Andreazi que também integra o Grupo Luminus, com a fotografia “A felicidade por um balão”.

Além de estarem em destaque na exposição, cada ganhador também foi premiado com uma medalha da Confoto – Confederação Brasileira de Fotografia.

Só participam da Bienal fotógrafos confederados pela Confoto. Cinco jurados renomados avaliaram todas as fotos, focando na plasticidade e no que a foto em si diz.

A principal regra, como o próprio nome da Bienal já diz, era que a foto fosse colorida, não importando qual a técnica o fotógrafo utilizou.

Na exposição, o público pode conferir fotos de 24 Fotoclubes participantes, de todos os cantos do Brasil.  Os grupos que tiveram mais fotos escolhidas para a Bienal também foram premiados.

Em primeiro lugar ficou o Grupo Luminous de Fotografia – SP, seguido por Clube de Fotógrafos de Caxias do Sul. Em terceiro ficou o Fotoclube Rio Preto e Branco, de São José do Rio Preto.

Cada fotoclube foi premiado com um troféu da Confoto.

SERVIÇO

XX BIENAL DE ARTE FOTOGRÁFICA BRASILEIRA EM CORES
ATÉ O DIA 30 DE JUNHO
RIOPRETO SHOPPING – no horário de funcionamento do mesmo
Entrada Gratuita.